Casamento ao ar livre em Fortaleza


Foto: Casamento Mirella e Felipe | @glauber_aluquerque



O casamento ao ar livre é, sem dúvidas, um dos estilos mais bonitos, além de muito romântico. Quem nunca assistiu um filme onde havia um casamento ao ar livre, em um jardim pela manhã e em clima bem despojado?


Casar ao ar livre pode ser  na praia, jardim privado, praça ou jardim público, parque, montanha, etc. Existem inúmeros lugares imagináveis onde os noivos poderão realizar esse sonho.


Quando você for escolher o local em que deseja casar, lembre-se que esse local tem que ter "a cara dos noivos". Você tem que se imaginar no dia do seu casamento naquele lugar. 



Foto: Sara e Geovane | @paulaleitefotografia

Mas quais são as vantagens de casar ao ar livre?

Os casamentos ao ar livre, mesmo que tenham um alto investimento financeiro e que sejam luxuosos e requintados, proporcionam aos convidados uma atmosfera mais leve e descontraída. Os convidados se sentem mais à vontade!


Geralmente os lugares escolhidos já têm sua beleza natural e própria, o que ajuda muito no resultado final da decoração. A decoração tem o papel de personalizar os ambientes integrando a natureza do local com a festa. Inicialmente, pode até existir uma ideia de que em lugares ao livre se gasta menos com a decoração. Mas tudo vai depender do tamanho do sonho dos noivos.


Outra grande vantagem de casar ao ar livre é a luz do dia e as fotos. Se você casar ao por do sol, a luz d´aquele momento permitirá que o fotógrafo capte imagens lindas e únicas.

Os espaços inseridos na natureza oferecem esse privilégio: fazer cerimônia no mesmo local da festa é a opção mais prática e confortável, tanto para os noivos como para os convidados. 


Casando ao ar livre, a noiva tem mais liberdade na escolha do vestido, que geralmente é menos tradicional e que pode ser de tecido mais leve e fluido. O mesmo se aplica para os convidados que geralmente escolhem vestidos esvoaçantes, soltos e até mesmo com estampas.



Foto: Casamento Mirella e Felipe | @glauber_aluquerque


Quais informações eu preciso ter em mente antes de decidir casar ao ar livre?

O primeiro conselho que eu te daria é que você terá que escolher a data do seu casamento de acordo com a menor probabilidade de chuva. Aqui no Ceará, por exemplo, a gente sabe que não chove de agosto a dezembro, então estes são os melhores meses para se realizar um casamento ao ar livre. Além de evitar os meses de chuva, é necessário que, desde o início, você pense em um plano B,  junto com o seu buffet e decorador. Caso esse plano B precise ser colocado em ação, isso não gerará desconforto e surpresas desagradáveis para os noivos. 


Além da questão da chuva é importante estar atento a natureza do local. A data que você escolheu para casar é um período de muito vento? A que horas o sol se põe? Como estará a maré no horário escolhido para a cerimônia na praia? Há mosquitos no local? Geralmente as locações para casamentos ao ar livre não possuem buffet, material de estrutura e iluminação próprio. Isso demanda que os noivos contratem um serviço de um excelente cerimonial que possa direcioná-los nas escolhas e ajudar em toda essa logística. Como os serviços são contratados separadamente, os noivos terão mais trabalho: mais contratos, degustações, etc. 


Outro ponto que deve ser lembrado é que os lugares escolhidos para casamentos ao ar livre e integrados à natureza geralmente não ficam nos centros urbanos e, por estarem mais distantes, é necessário se pensar no deslocamento dos convidados.

Foto: Casamento Mirella e Felipe | @glauber_aluquerque

Agora que você já tem uma ideia das vantagens e desvantagens de um casamento ao ar livre, vou te contar como funciona aqui no Buffet Le Jardin. Somos um buffet ao ar livre e não apenas um espaço ao ar livre.


Nosso Buffet já possui, em um só lugar, tudo que é necessário para a realização do seu casamento: cozinha própria, equipe de segurança e serviço, cadeiras tiffanys, mesas, iluminação, palco e dancing, gerador, cerveja, bar de coquetéis, etc. Estamos situados dentro da cidade, o que traz conforto e praticidade para o deslocamento dos convidados e profissionais.  

Temos tendas e quando organizamos o seu casamento, já preparámos um plano "B".  

Trabalhamos com uma decoradora do local, que também é socio-proprietária do Le Jardin, o que facilitará a sua vida nas escolhas. No caso, essa sou eu! Clique aqui e conheça meu trabalho.


Além disso, não te deixamos sozinha na produção do grande dia. Se você se sentir um pouco perdida, nós te indicamos cerimonialistas e demais profissionais preparados para esse tipo de evento.



Espero que você tenha gostado desse pequeno texto e que tenha te ajudado na decisão de casar ao ar livre.