Por que é importante contratar um cerimonial?

Queremos explicar para você a importância do papel de um cerimonialista em um evento. Nossos pacotes são bem completos. Além de contar com toda a parte de gastronomia, bebidas, serviço e segurança, o Le Jardin oferece ainda itens como bar de coquetéis, estrutura, iluminação, gerador e outros. Por isso, muitos clientes se perguntam então se é necessária a contratação de um cerimonial para auxiliar na organização do evento.  A resposta é: "sim".





Mas o que é que faz um cerimonialista? 


O cerimonialista atua em todo tipo de evento. No casamento, ele é um wedding planner, ou seja, um planejador de casamentos. Para que tudo corra bem tanto na preparação, na execução e no pós evento, ele conta com uma equipe própria, que é montada de acordo com o número de convidados, o local e estilo da festa etc. O trabalho desse profissional se divide em 3 etapas: pré-evento, evento e pós evento.


No pré-evento, o cerimonialista orienta quanto às escolhas dos demais profissionais e fornecedores adequados para o casamento. Para isso, ele precisa levar em consideração o estilo, as ideias iniciais e o orçamento do casal. Em posse disso, o cerimonial organiza o check-list do evento, que contem tudo o que precisa ser preparado para o grande dia. Ele também tem o papel de agendar e participar de certas reuniões entre cliente e fornecedor, assim como expôr sua opinião sobre cada assunto, visto que é um profissional que já tem experiência no mercado. Além das questões práticas, o cerimonialista deve possuir conhecimento de etiqueta e algumas regrinhas do mundo dos eventos para poder ajudar os noivos. Essa característica será fundamental como, por exemplo, no caso de um casamento existirem pendências e questões sobre a cerimônia. Caso o cliente venha a ter algum contratempo e precise adiar ou cancelar a data, o cerimonialista também tem o papel de auxiliá-lo nessas questões.


Na semana do casamento, o cerimonialista se certificará da entrega de todos os itens contratados para a festa, tais como: guardanapos, caixetas para doces, lembranças, kit de banheiro etc. Durante o evento, a equipe de cerimonial se divide em duas: é necessário que um membro da equipe fique no local da festa para receber e orientar alguns fornecedores, como banda e foto lembrança, assim como receber os outros itens contratados para a ocasião. É o caso do bolo e bem-casados, por exemplo. Além de ter o papel de receber e orientar os outros profissionais, ele deverá fazer uma conferência de tudo que foi contratado pelo cliente com o buffet: decoração, bar de coquetéis, cardápio etc.

A outra parte da equipe de cerimonial, acompanha a noiva no making off: fotos, cabelo, maquiagem, traslado etc.


No decorrer do evento, além de organizar o cortejo da cerimônia, o cerimonial deverá observar como a festa está fluindo no todo. Ele deve observar se todos os convidados estão sendo bem servidos, estar atento aos horários da apresentação do casal, dança dos noivos, brinde com os padrinhos, brincadeira do buquê. Ah, sem esquecer da organização das fotos oficiais do casamento, fotos das famílias e padrinhos com os noivos. Esse cronograma é organizado antecipadamente com os noivos. Caso ocorra algum problema, o cerimonialista é o primeiro profissional a ser chamado para resolver, por isso ele precisa contar com a confiança do casal. No final do evento, é este profissional quem confere os eventuais excedentes (hora extra, bebidas, quebras) e também recolhe objetos usados no evento como (véu e outros itens da noiva, objetos pessoais usados na decoração).





Na fase pós evento, o cerimonial geralmente se comunica com os noivos para verificar se ficou alguma pendência a ser resolvida. Caso afirmativo, ele ajuda também nessa etapa. Caso negativo, ele se despede.


Como vocês puderam ver, o cerimonialista tem um papel primordial na realização do seu sonho! Quando algo dá certo, ele é o primeiro a ser parabenizado e quando algo dá errado, ele é o primeiro a ser criticado!  E como acertar na escolha de um bom profissional? Preparamos uma lista de pontos para você que não sabe por onde começar:


1. Mesmo que uma amiga ou outro profissional tenha lhe indicado, é importante que você compare 2 ou 3 cerimonialistas diferentes;

2. Quando se reunir com o profissional, observe se ele lhe escuta, se está interessado na sua história. Se ele não tiver interesse em lhe escutar, muito provavelmente irá impôr suas próprias ideias; 3. Observe a pontualidade, compromisso e a organização do profissional. Você pode pedir para participar de um evento organizado por ele, por exemplo;

4. Os profissionais escolhidos devem oferecer um serviço que esteja dentro do seu orçamento. Não escolha um profissional que ofereça um serviço muito mais alto do que o que você deseja pagar e que esteja lhe dando um desconto, nem um que ofereça um serviço muito mais baixo do que o que você pensou em pagar;

5. Caso continue em dúvida entre 2 profissionais, opte pelo feeling. Escolha aquele com o qual você mais se sentiu à vontade. 

Abaixo temos alguns cerimonialistas parceiros que podemos indicar com total confiança:

- Elvira Madeira - @elviramadeiracerimonial

- Patricia Amorim - @cerimonialpatriciaamorim

- Paula Holanda - @paulaholandacerimonial

- Vitória Costa - @viihcostaeventos